sexta-feira, 11 de maio de 2012

Açores: Investigadores criam cremes e sabonetes a partir de lamas vulcânicas e pedra-pomes

    Ponta Delgada, 29 Março (Lusa) -- As lamas vulcânicas e pedra-pomes existentes nos Açores estão na origem de loções, geles e sabonetes esfoliantes, cujas propriedades terapêuticas estão a ser testadas, admitindo os investigadores que estes produtos dermocosméticos possam vir a chegar ao mercado.
    "As loções, geles e sabonetes foram criados incorporando recursos geológicos existentes nos Açores, como as lamas termais (barros existentes nas fumarolas) e a pedra-pomes. Estão a ser testados em pessoas para aferir o seu efeito benéfico e o objetivo é criar um produto para ser comercializado", afirmou João Carlos  Nunes, diretor científico do Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores (INOVA), em declarações à Lusa.                         
    A criação destes produtos de dermocosmética, numa parceria com a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e a Universidade de Aveiro, integra-se na investigação desenvolvida pelo INOVA no âmbito do projeto TERMAZ -- Termalismo, Lamas Termais e Águas Engarrafadas dos Açores, que visa o aproveitamento e valorização dos recursos termais do arquipélago.


Reflexão: Quem diria que a partir de lamas vulcânicas e pedra-pomes se podia criar cremes e sabonetes. Eu, falo por mim, nunca pensei que isso fosse possível, ao ler essa notícia fique espantado e curioso, daí a partilhar com vocês. Mas essa situação será sempre benéfica para Portugal pois é sempre bom conseguirmos criar algo a partir de substâncias que encontramos no nosso país.

1 comentário: