quinta-feira, 22 de março de 2012

Veneza continua a afundar lentamente

Veneza está a afundar aos poucos, de acordo com imagens recentes de satélite, que revelam que a cidade afunda a uma velocidade de dois milímetros por ano e está ligeiramente inclinada para leste.

Veneza é atingida por inundações com regularidade, mas estas vão passar a ser controladas com mais eficiência após a instalação de um novo sistema de barreiras, cuja construção deverá terminar em 2014.

Yehuda Bock, da equipa de cientistas do Instituto de Oceanografia Scripps, na Califórnia, participou na pesquisa em Veneza, juntamente com investigadores da Universidade de Miami e da empresa italiana Tele-Rilevamento Europa, especializada em medições de movimento sísmico por meio de sensores espaciais.

Como ferramentas, a equipa usou uma combinação de GPS e radares de satélite para mapear como Veneza se tem vindo a mover ao longo do tempo. A análise indicou que durante a primeira década do século XXI, a cidade dos canais estava a afundar a uma taxa média de 1 a 2 milímetros por ano.

A longo prazo, Veneza estará sempre vulnerável a problemas, de acordo com a equipa de cientistas. Processos geológicos em grande escala estão a pressionar o terreno sobre o qual assenta a cidade. "Veneza está sempre a mexer-se", disse Bock à BBC.

Vista aérea de Veneza




Reflexão: O Mundo que conhecemos hoje, poderá não ser o mesmo do futuro. O nosso Planeta Terra estará constantemente a ser alvo de processos geológicos que poderá afetar o relevo de hoje em dia. Os vossos descendentes poderão conhecer um Mundo completamente diferente do de hoje em dia.

Fonte: http://visao.sapo.pt/veneza-continua-a-afundar-lentamente=f654329

Sem comentários:

Enviar um comentário