foto DANIEL GARCIA/AFP

Mamífero tem o tamanho de um rato
O mamífero, baptizado de "Cronopio dentiacutus", media entre 10 e 15 centímetros e tinha grandes caninos, segundo uma reconstituição do animal apresentada nesta quinta-feira em Buenos Aires. O grupo de três cientistas da Universidade de Louiseville, no Kentucky, encontrou dois crânios e algumas maxilas fossilizadas.
"Na época dos dinossauros, nenhum mamífero superava o tamanho de um rato e podia fazer o que quisesse debaixo da terra e de noite, mas não à vista dos dinossauros", afirmou Sebastián Apesteguía um dos cientistas autores da descoberta, à agência de notícias AFP, publicada na edição de quinta-feira da revista científica britânica Nature.
"Os dentes de trás, os molares, são o tipo de dentes necessários para os insectívoros, um animal que come insectos de diferentes tipos, e até pequenos invertebrados, ou talvez pequenos lagartos, que existiam ali", disse o cientista Guillermo Rougier, à BBC News. "Mas não temos ideia porque é que precisava de caninos tão grandes. Aquelas presas são uma grande surpresa".
Associações à parte, esta descoberta é de extrema importância. O mais antigo fóssil de mamífero tem 220 milhões de anos e pertence à era dos dinossauros. Até à extinção dos répteis gigantes, há cerca de 65 milhões de anos e o número de fósseis de mamíferos encontrados é apenas um décimo dos que foram desenterrados e pertencem a épocas mais recentes.
Por isso, a maior parte da história da ramificação dos mamíferos está por conhecer, e ainda mais em continentes menos explorados a nível paleontológico como a América do Sul.
Fonte: http://www.jn.pt/VivaMais/Interior.aspx?content_id=2101184
Sem comentários:
Enviar um comentário