quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Chile em alerta vermelho por possível erupção vulcânica

O Governo chileno decretou, quarta-feira, um alerta vermelho para as imediações do vulcão Hudson, no sul do país, após registar um aumento da actividade sísmica e uma possível erupção vulcânica.
 
foto DR

     Vulcão Hudson pode entrar em erupção 
 
A informação foi avançada, em conferência de imprensa, pelo ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter. Na manhã de quarta-feira, as autoridades já tinham lançado um alerta amarelo, depois do aumento da actividade sísmica e do aparecimento de uma coluna de fumo, com cerca de um quilómetro de altura e material incandescente, que obrigou à evacuação dos residentes.

O alerta vermelho, segundo explicou o ministro, abrange a região de Aysén, mais especificamente os municípios de Aysén, Ibáñez e Chile Chico, a cerca de 1900 quilómetros a sul da capital Santiago.

Na conferência de imprensa, Hinzpeter esclareceu que, através de uma avaliação aérea do vulcão, foi possível verificar uma avalanche vulcânica que deslizava por um dos lados, pondo em risco algumas populações próximas.
O Hudson está localizado a 15 quilómetros do oceano Pacífico, tem mais de 1900 metros de altura e a cratera principal cerca de 500 metros de largura.

A última erupção, registada a 8 de Agosto de 1991, atingiu a região de Coyhaique, a lagoa de San Rafael e as margens do lago General Carrera. Desde 14 de Junho de 2011 que o vulcão se encontra em "alerta preventivo".


Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=2085309

1 comentário:

  1. Esta notícia demonstra como a geologia é importante na nossa vida, não só a nível material como pode salvar vidas. Deveria ser mais valorizada na nossa sociedade, uma vez que é tão importante. Continuem o bom trabalho

    ResponderEliminar