A vaga de frio que está a atingir a Europa, da Itália à Rússia, já provocou pelo menos 160 mortos. As temperaturas negativas continuam a atingir níveis recorde em vários países. Só na Ucrânia morreram 63 pessoas.
foto Kai Pfaffenbach/REUTERS
Vários países europeus enfrentam vaga de frio glaciar
A vaga de frio siberiano provocou mais nove mortos na Polónia, com os termómetros a descerem aos 32 graus negativos no sudoeste do país, e com um balanço total de 29 vítimas desde o início do mau tempo, na semana passada.
As autoridades regionais informaram que pelo menos duas pessoas morreram na Alemanha por hipotermia, incluindo um sem-abrigo em Magdeburgo (leste), enquanto na Ucrânia dezenas de milhares de pessoas se recolheram em abrigos temporários para escapar ao frio que terá morto pelo menos 63 pessoas.
Na Sérvia, as autoridades fizeram um balanço de seis mortos desde o passado fim de semana e referiram que 11500 pessoas estão bloqueadas em várias aldeias, sobretudo no oeste e sudoeste do país balcânico.
A intensa queda de neve, acompanhada por temperaturas que atingiram os 36 graus negativos, já implicou a retirada por helicóptero de 70 pessoas que estavam isoladas em povoações remotas e isoladas. Foi ainda anunciada a formação de equipas especiais destinadas a fornecer alimentos e medicamentos às regiões de difícil acesso.
Oito pessoas também foram encontradas mortas esta quinta-feira na Roménia, aumentando para 22 o total de mortos pelo frio, e quando permaneciam encerradas dezenas de escolas em todo o país.
Na vizinha Bulgária, onde os termómetros desceram a níveis que não se registavam há mais de um século, os media referiram-se à morte de pelo menos dez pessoas. As autoridades ainda não divulgaram números oficiais.
Já na Itália, centenas de pessoas ficaram bloqueadas em diversos comboios durante a noite, quando as temperaturas negativas continuavam a provocar o caos nas estradas, caminhos de ferro e aeroportos.
Enquanto na Letónia e Lituânia os responsáveis oficias se referiam a pelo menos 19 mortos por hipotermia, as autoridades da República Checa, Eslováquia e Grécia anunciavam a morte de duas pessoas em cada um dos países.
Em França, onde 28 das 101 regiões estão em estado de alerta elevado, as autoridades decidiram impedir os transportes pesados em diversas autoestradas devido à quantidade de gelo acumulado.
Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/interior.aspx?content_id=2280075&page=2
Reflexão: Esta notícia é marcante pois foram 160 pessoas que perderam a vida devido ao frio que actualmente está a afectar o nosso continente. Com esta notícia verificamos que ainda nao estamos devidamente preparados para as catastrofes do nosso Planeta. O Planeta Terra está em constante movimento e pode acontecer de uma momento para outro catástrofe como esta, Temos de estar melhor preparados e equipados para diminuir o máximo os efeitos das mesmas